
Instituto Bandeira Verde




​
CAMPANHA PERMANENTE BANDEIRA VERDE
COMO DIMINUIR A POLUIÇÃO DOS RIOS E PRAIAS
​
​
​
​
Muitos rios e praias estão ficando poluídos, mesmo que suas bandeiras ainda não acusem.
Todas as águas com sabão de tanques e pias despejadas na frente da casa, prédio ou comércio que escorrem pelas laterais das ruas, causam uma forma de poluição que é mais grave do que se possa perceber. Até as águas das lavagens de varandas e garagens contribuem para essa poluição.
​
​A água com sabão apodrece rapidamente, fica com mau cheiro e cor escura. Por isso, a maioria das guias, sarjetas e laterais de ruas apresentam águas escuras e com mau cheiro..
​
O maior problema é que todas essas águas podres escorrem naturalmente para o rio mais próximo e do rio, para o mar. Assim, temos muitos rios, canais e valas, totalmente poluídos. Isso quando não são jogadas por algum cano, diretamente no curso d’água natural. Muitas vezes essa poluição é imperceptível pois a água permanece clara.
Isso não depende de ter ou não, rede de esgoto em funcionamento. Mesmo em locais onde há rede de esgoto, essa forma de poluição acontece porque é costumeiro despejar águas usadas.
​
Porém, todo cidadão tem o dever de contribuir para minimizar esse problema evitando jogar as águas com sabão nas ruas, instalando ralos tipo grelha e encaminhando todas as águas usadas em limpezas, pias, chuveiros, tanques e maquinas de lavar, lavagem de carros e varanda, diretamente para a fossa séptica/biodigestores ou para a rede de esgoto, onde esse serviço está disponível.
Onde não há rede de esgoto é importantíssimo que cada imóvel tenha sua fossa séptica com três compartimentos (fossa/filtro/sumidouro), construída conforme as normas ABNT. Veja aqui passo a passo como fazer.
Alternativa excelente de baixo custo e segura também, é a instalação de Biodigestores.
​
Agora que você já recebeu essas informações, pense: Qual é o rio mais próximo que você irá proteger se seguir essas orientações? Qual é a praia mais próxima que você irá beneficiar?
​
Essa é a sua parte. Se cada indivíduo fizer seu esforço, conseguiremos preservar as Bandeiras Verdes das praias em nossos litorais.
O Instituto Bandeira Verde realiza campanhas casa a casa desde 2005 e faz divulgações em rádios e nas redes sociais alertando sobre esse assunto mas, é necessário expandir nosso alcance e você (sim, você!), é o elo que pode unir nossa corrente para alcançarmos nossas metas de despoluição.
​
Disponibilizamos Consultoria Gratuita e executamos serviços
​
Comunique-se conosco, avise-nos sobre sua adesão a essas recomendações e torne-se um
"Agitador da Bandeira Verde" ​​​