
Instituto Bandeira Verde
Preservação da Paisagem
Para todos os lados que olhamos, queremos ver as paisagens naturais das praias mas as interferências são muitas. Todas as construções causam impactos e são a principal causa de perda dos cenários mais admirados em todo o mundo.
Você já reparou como temos perdas incalculáveis de paisagens litorâneas, devido às expansões urbanas? Nos incomodamos muito com isso e por esse motivo, trabalhamos em campanhas como esta.
É possível diminuir esses impactos através de um sistema de camuflagem de todos os tipos de construção, desde uma pequena casa ou comércio, até um prédio ou ponte.
Por exemplo, no litoral norte de São Paulo, predomina naturalmente, a mata atlântica sobre a Serra do Mar, num verde escuro da floresta atlântica. Nessas áreas, todas as construções que têm nas suas fachadas, os diversos tons de verde encontrados na floresta, camuflam-se e não impactam a paisagem.
Para que essa camuflagem seja ainda mais eficaz, além da pintura, deve-se preservar árvores nativas no entorno da construção, realizar plantios ou instalar jardins verticais.
Pode-se ainda, sofisticar o patrimônio, utilizando texturas e outras técnicas de acabamento com as cores da natureza local.
É muito possível proteger as paisagens, com essa simples e responsável atitude.











