
Instituto Bandeira Verde
Adoção e recuperação de matas ciliares
Recuperamos as áreas de vegetação das bordas dos rios chamadas de matas ciliares, que são áreas imprescindíveis para a qualidade e oxigenação das águas, alimentação de peixes e outros seres que vivem nesses ecossistemas, além da despoluição natural dos mananciais e consequentemente das praias. São projetos para criação de Parques Fluviais ou Parques Lineares.

As árvores já cresceram atingindo entre 8 e 10 metros de altura. Mas agora precisam de manutenção.

É necessário mantermos a vegetação ajardinada dessa forma pois, trata-se de áreas urbanas.

É necessário realizar a roçada ecológica, que é muito minuciosa, no mínimo uma vez por mês e as áreas são extensas.

As árvores já cresceram atingindo entre 8 e 10 metros de altura. Mas agora precisam de manutenção.
Em áreas litorâneas urbanas, utilizamos a técnica de paisagismo ecológico que desenvolvemos exclusivamente para essa finalidade. Assim, recuperamos a vegetação natural das margens dos rios com árvores, arbustos e espécies herbáceas nativas da Mata Atlântica. Muitas delas florescem embelezando os ambientes, outras dão frutos naturais que alimentam a fauna. São faixas verdes que trazem bem estar à população do entorno, valorizam os imóveis e fazem contenção natural de enchentes que se tornaram comuns com as mudanças climáticas. Essas áreas precisam de manutenção e manejo constante. Para isso, precisamos do seu apoio.
Em áreas remotas e rurais, fazemos a recuperação de matas ciliares degradadas com outras técnicas que devolvem a qualidade do solo, da água e dos serviços ambientais sem a exigência de manutenção. Porém, há muitos cursos d'água com essa necessidade.